Estilo natural: saiba como adotá-lo em sua casa com algumas dicas simples

Estilo natural: saiba como adotá-lo em sua casa com algumas dicas simples

maio 14, 2018 0 Por Elias

Com a ideia de sustentabilidade em alta e preocupação cada vez maior em relação ao futuro do planeta, os conceitos de decoração e design também começam a passar por algumas modificações. Uma delas se refere à procura por um estilo mais natural, que valorize peças artesanais e menos industrializadas. Se você se identifica com essa tendência, então não deixe de conferir abaixo as dicas que trouxemos em parceria com o site Habitissimo para ajudar a deixar sua casa mais natural.

Fonte: habitissimo.com

 

Menos é mais

 

Talvez a indústria seja uma das principais responsáveis pelos danos causados ao nosso planeta atualmente. Por isso, sempre que possível é interessante optar por objetos menos industrializados, seguindo a ideia de que menos é mais. No caso do quarto abaixo, as cores claras das paredes ajudam a manter o ambiente mais iluminado e os poucos objetos presentes na decoração revelam um cuidado em optar por aquilo que tenha passado por poucos processos de industrialização.

Fonte: casavogue.com

 

Iluminação em destaque

 

Para criar a sensação de que o ambiente está sempre bem iluminado não é necessário que ele seja repleto de lâmpadas por todos os lados. Aproveitando a iluminação natural com a instalação de janelas amplas nos ambientes e o uso de cores claras na decoração, é possível manter a sua casa sempre com uma boa luminosidade sem ter que gastar mais energia com isso.

Fonte: ksablog.com

Fonte: casaejardim.com

Materiais alternativos

 

Quem deseja adotar o estilo natural em casa deve saber que alguns materiais podem ser grandes aliados nessa escolha. É o caso por exemplo da madeira, da pedra e dos tijolos de barro, que além de oferecem um acabamento excelente para qualquer ambiente, ainda mostram que você está conectado com a natureza. No caso da madeira, é fundamental que você se certifique de que ela não é oriunda de nenhum desmatamento ilegal para ter a consciência tranquila na hora de utilizá-la em seu imóvel.

Fonte: construindodecor.com

Fonte: designinova.com

 

Pisos que encantam

 

Quando o assunto são os pisos, uma das melhores opções para quem deseja seguir o estilo natural na decoração da casa é a madeira com pouco tratamento, apenas o suficiente para garantir a proteção do material e sua durabilidade. Quanto mais largas forem as tábuas de madeira que você utilizar em seu piso, maior será a sensação de naturalidade criada.

Fonte: studiotec.com

 

Plantas são sempre bem-vindas

 

Não há como pensar em uma sintonia com a natureza e se esquecer das plantas na decoração da casa. Por esse motivo, se você quer deixar o seu lar mais natural, pode e deve inserir as plantas nos mais variados ambientes, desde a sala até o quarto ou o home office. Alguns exemplos de plantas que se adaptam bem a ambientes internos são as figueiras, as yuccas, as jibóias ou troncos do brasil. Seja qual for a planta de sua preferência, não se esqueça de regá-la e adubá-la periodicamente para que ela esteja sempre saudável.

Fonte: superinteressante.com

 

A beleza da simplicidade

 

Para seguir um estilo natural, é importante se lembrar sempre da noção de simplicidade. Quanto mais simples forem os objetos decorativos e móveis de sua casa, mais naturais eles irão parecer, trazendo assim o efeito desejado. Evite acumular coisas demais, pois isso deixa os espaços sobrecarregados. A tendência natural também se aplica a uma vida com menos excessos.

Fonte: vivadecora.com

Fonte: casaclaudia.com

 

Ambientes que se comunicam

 

Seguindo a ideia de evitar os excessos, você também pode reduzir o número de paredes de sua casa para fazer com que ela pareça mais natural. Os ambientes integrados estão cada vez mais em alta, e isso tem tudo a ver com o estilo natural na decoração. Procure criar formas de conectar os espaços de sua casa a fim de permitir que todos eles se comuniquem em algum nível.

Fonte: casadecor.com

Fonte: koek.co

 

Trabalhos artesanais

 

Outra preocupação importante se você decidiu optar pelo estilo natural em sua casa é com a forma como são fabricados os móveis e objetos decorativos que serão inseridos nela. O ideal é que você opte por peças mais artesanais, feitas manualmente por profissionais que usam todo seu esforço para construí-las da melhor forma possível. Isso se aplica aos mais diversos itens, desde as luminárias até os tapetes e outros objetos que façam parte de sua casa.

Fonte: westwing.com

 

Atenção aos tecidos e texturas

 

Não basta apenas que sua casa seja natural, ela deve ser também confortável e aconchegante para quem vive nela. Para isso, é importante ficar atento na hora de escolher os tecidos e texturas que serão utilizados nos tapetes, almofadas, mantas e cortinas do ambiente. Alguns exemplos de tecidos naturais que trazem ótimos resultados para a decoração são o algodão, o linho e cashemira. Basta escolher o que mais lhe agrada e se encantar com o resultado!

Fonte: casaejardim.com

Fonte: habitissimo.com