Aprenda Como Fazer Papel Machê

Por volta de 100 d.C, os chineses inventaram o papel, uma combinação de casca, cânhamo, pano velho e rede de pesca. Muito em breve, eles combinaram com colas naturais para modelar objetos como bandejas, caixas e estatuetas. O francês presenciou isso e deu o nome próprio de papier-mâché (“mastigado papel”). Chegou a altura de sua popularidade na Europa, no século 18. Era um papel precioso uma mercadoria artesanal, papel machê tornou-se uma forma criativa de reciclagem. Na verdade papel machê são várias camadas finas de papel e cola que aplicada sobre a superfície de uma estrutura ou induzido. Hoje esse papel é muito utilizado no ramo artesanal, vamos aprender a fazer papel machê.

Método para se fazer a pasta do papel machê

A mistura tradicional é uma pasta simples:

  • 1/2 xícara de farinha
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1/2 – 3/4 xícara de água

Misture os ingredientes secos na água um pouco de cada vez até que fique cremosa. 

O Papel

  • Rasgue quatro grandes folhas de jornal em pedaços pequenos. Mergulhe as tiras em 2 litros de água durante a noite.
  • Coloque a mistura em uma panela e ferva por 20 minutos. Com um batedor, chicoteie o papel até que esteja macio.
  • Coloque a polpa em uma peneira e tire toda a água. Esprema delicadamente com as mãos até que fique apenas úmido.
  • Coloque o papel em uma tigela e misture 2 colheres de sopa de cola branca e 2 colheres de sopa de pasta de papel e mexa.

Como você viu não tem segredo para fazer o papel machê, além de você economizar uma boa grana. Importante você deixar a massa secar bastante para que elimine toda a umidade e evitar fungos.  Outra fica importante é que se você for usar outro tipo de papel mais resistente importante que você deixe ele de molho por mais tempo pelo menos 24 horas. Até a próxima dica…

Oi, meu nome é Tiago Oliveira, e esse blog foi criado para você que é apaixonado por artesanato e quer viver do seu artesanato sem limitações de nenhuma espécie, atingindo seu máximo potencial e aproveitando tudo de bom que a vida tem a oferecer. Se você quiser acompanhar e participar dessa jornada de transformação e não perder nenhum conhecimento que pode ser importante para você, me siga no Facebook, e se inscreva no canal do Youtube. E para conhecer meu Curso de Sabonetes E Cosméticos Artesanais, clique aqui