5 Dicas Essenciais Para Você Começar A Viver Do Seu Artesanato

Olá, aqui é Tiago Oliveira, resolvi fazer esse post hoje, para responder uma pergunta que muitas pessoas, tem dúvidas e até mesmo ficam desmotivadas para começar a viver do seu próprio artesanato. É Possível Viver Do Artesanato? Vou Te Mostrar 5 Dicas Essenciais Que Você Precisa Saber Para Viver Do Seu Artesanato, antes quero destacar um ponto muito importante.

Eu percebi quando eu comecei que muitas pessoas desistiam no meio do caminho, desmotivadas até pela falta de procura do seu produto, aceitação das pessoas, não conseguiam divulgar o seu trabalho enfim, diversas situações que eu mesmo passei por todas, acredito que a dúvida mais intrigante que todas as pessoas tem é Como Você Pode Transformar O Seu Artesanato, O Seu Trabalho Em Um Negócio? Aproveite essas 5 dicas agora mesmo:

1- Primeira mudança está em nós mesmo!

Essa é o marco inicial para começar a enxergar o artesanato de uma forma diferente, as técnicas no mercado artesanal cresce cada dia mais, surgi várias coisas diferentes, opções de diversos trabalhos, eu percebi, o que falta é a motivação, aquele olhar de negócio, é preciso mudar aquela visão que trabalho digno é só aquele registrado conforme a CLT com a carteirinha assinada, eu nunca esqueci uma frase que eu navegando em um site acabei absorvendo para esse momento, “É PRECISO SEMPRE ENXERGAR UM NOVO COMEÇO DE ERA”, essa é a visão empreendedora.

2 – Importante definir o seu trabalho ou nicho de mercado

Sempre somos muitos bons em alguma coisa, nós damos melhor as vezes com agulhas, com velas, com madeiras enfim, são diversos nichos que você pode se especializar e começar os seus trabalhos, hoje a internet ajuda atingir muitas pessoas interessadas no seu produto.

3- Importante você se capacitar na gestão do seu próprio negócio

Essa parte é uma das coisas mais importantes no artesanato, dentro da gestão do seu negócio, você precisa aprender a calcular os seus custos fixos e variáveis, saber colocar o preço correto no seu trabalho, e ter a visão de lucro do seu trabalho, dar descontos, dentro dessa dica você pode ter diversas ferramentas para ajudar, como FACEBOOK, EXCEL, GOOGLE, plano de negócio, planejamentos estratégicos, e tudo o que você julgar necessário.

4 – Desenvolvendo sua marca e trabalho

Essa é uma das partes que eu mais tive dúvidas no começo, onde eu posso divulgar o meu artesanato? quais os meios de divulgações mais rentáveis? onde as pessoas vão procurar o meu trabalho?.Eu percebi que eu não precisava investir muito para conseguir atingir um grande público, eu comecei a divulgar muito pelo Facebook, em grupos, páginas e depois eu partir para os anúncios pagos, o que eu gostei muito do Facebook, é que você pode atingir determinado público específico, por exemplo, se eu fizer um trabalho para pessoas grávidas eu posso selecionar esse público no Facebook, fica a dica.

5- Outros ferramentas que merecem atenção

Separei nessa última dica, um guia prático com outras ferramentas para divulgar o seu trabalho:

Instagram – Essa rede social é uma ferramenta essencial para o pequeno empreendedor, se você não tem ainda, não perca tempo e faça agora.

Pinterest – Essa ferramenta é muito usada pelo artesão para divulgar o seu trabalho.

Periscope – Essa ferramenta é uma novidade para você quer interagir e até tirar dúvidas do seus clientes.

Youtube – Essa ferramenta é considerado o segundo maior buscador do mundo, só fica atrás do Google, bacana você pode mostrar os vídeos dos seus trabalhos, seu ambiente de trabalho, todo o processo e produção.

WhatsApp – Eu separei essa ferramenta para aproximação do seu cliente, isso ajuda a manter um relacionamento com quem já é cliente. Eu indico essa ferramenta na pós venda, isso ajuda na resposta imediata do seu cliente.

Uma dica que percebi no decorrer do tempo é que viver de artesanato é mais conveniente manter um cliente fiel, do que investir em um novo cliente, conquistar um novo, o seu próprio cliente antigo vai indicar o seu trabalho para outros e vai surgindo novos contatos.

Espero que você gostou desse post e aproveite essas dicas para começar a ter sucesso no seu trabalho.

Conheça o Curso Sabonetes e Cosméticos Artesanais Lucrativos, se você não conhece, clique aqui para conhecer e aprenda a fazer produtos incríveis e ter uma boa renda extra.

Oi, meu nome é Tiago Oliveira, e esse blog foi criado para você que é apaixonado por artesanato e quer viver do seu artesanato sem limitações de nenhuma espécie, atingindo seu máximo potencial e aproveitando tudo de bom que a vida tem a oferecer. Se você quiser acompanhar e participar dessa jornada de transformação e não perder nenhum conhecimento que pode ser importante para você, me siga no Facebook, e se inscreva no canal do Youtube. E para conhecer meu Curso de Sabonetes E Cosméticos Artesanais, clique aqui